terça-feira, 30 de junho de 2009

Outsourcing: Companhias apostam na terceirização total de TI

Fonte:(http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/999/12/31/outsourcing-companhias-apostam-na-terceirizacao-total-de-ti)
Por CIO/Índia
Publicada em 18 de março de 2009 às 11h00
Atualizada em 20 de março de 2009 às 09h17
Bangalore - Modelo poupa investimentos em infraestrutura e garante mais agilidade e para tarefas estratégicas e menos operacionais.

A Índia Infoline, companhia de comércio online internacional, optou por um modelo de terceirização total de todas as suas aplicações e processos de TI. O motivo? "Precisamos de tempo para gerenciar questões voltadas ao negócio, mas sem perder a garantia da disponibilidade dos sistemas, dos dados e da segurança da informação", justifica Titus Cunaseelan, CTO da companhia.

Hoje, o provedor de serviços contratado por Gunaseelan seleciona, implementa e gerencia todos os serviços de TI da companhia e trata ainda das aplicações e dos processos de negócio.

Shirish Gariba, CIO de outra empresa indiana, a Elbee Express – que atua com logística e entrega de produtos em todo o mundo – conta que apostou na contratação de um fornecedor especializado no gerenciamento de dados para administrar todas as suas aplicações, ferramentas, mailings e data centers.

“Sou a única pessoa de TI na organização”, conta o executivo. “Procuro me concentrar em questões estratégicas e, por isso, o outsourcing mostra-se essencial para trazer produtividade à área. Com isso, além de poupar o tempo que eu gastaria com tarefas operacionais, posso economizar recursos que seriam gastos com pessoas e com energia elétrica”, justifica Gariba.

Casos como esses mostram que, embora o modelo de outsourcing gere certa insegurança para os executivos de TI - principalmente no que diz respeito ao tratamento e controle das informações armazenadas –, ele tem servido para direcionar uma das principais preocupações dos CIOS: reduzir custos fixos. Além disso, esse modelo pode trazer mais flexibilidade e agilidade para a equipe de tecnologia que, graças à terceirização, pode dedicar-se a tarefas mais estratégicas e menos operacionais.

O analista-sênior da Forrester Research, Bill Martorelli, monitora essa tendência de adoção do padrão de serviços hospedados em data centers externos. “A popularidade da terceirização de storage está aumentando significativamente por conta da crise econômica mundial”, afirma Martorelli.

Galen Schreck, também analista-sênior da Forrester Research, concorda com a afirmação do colega e compara o modelo de outsourcing à construção de um imóvel. “Se uma empresa precisasse urgentemente de mais espaço físico, construiria um edifício ou procuraria um prédio pronto, financiaria o pagamento e já efetuaria a mudança? A opção por um data center terceirizado parte do mesmo princípio”, informa Schreck.

Gunjan Trivedi, editor da CIO, da Índia
Copyright 2009 Now!Digital Business Ltda. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário