quarta-feira, 1 de julho de 2009

Processo de Implementação do Balanced Scorecard

Para a definição do processo do Balanced Scorecard (BSC) utiliza-se a ferramenta de Mapa Estratégico. O mapa estratégico é uma ferramenta que serve como base para a priorização de recursos, também explicita relações de causa e efeito entre ações individuais e resultados para a empresa (muitas vezes esclarecendo como ativos intangíveis geram valor tangível), e permite que sejam realizados testes de hipóteses.

Mapa Estratégico do Balanced Scorecard

Figura 23 – Processo do Balanced Scorecard para a Southwest Airlines
Fonte: KAPLAN e NORTON, 1997.

No caso do mapa estratégico apresentado na Figura 23 acima, este representa toda a estratégia da Southwest Airlines, no mercado de aviação norte-americano. A Southwest foi a empresa pioneira em utilizar a estratégia que a Gol Linhas Aéreas utilizou no Brasil, de baixo custo na operação, e aumen

to do volume de viagens.
Assim, ao analisar o mapa estratégico da empresa, pode-se visualizar claramente como que o alinhamento do pessoal de terra (aspecto intangível), pode levar ao aumento de clientes (maior receita) e menos aviões (menor custos), ambos resultados tangíveis.
No processo de implementação do BSC, o mapa estratégico acaba se tornando uma excelente ferramenta para tornar claros os objetivos e as estratégias da organização, para todos os envolvidos no processo.

Fonte: http://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/processo-de-implementacao-do-balanced-scorecard/

2 comentários:

  1. Diego,

    muito interessante o processo de implementação do Balanced Scorecard, inclusive este pode ser interpretado como indicadores balanceados de desempenho. "Indicadores Balanceados" significa dizer que a escolha dos indicadores de uma organização não se restringem unicamente no foco econômico-financeiro, as organizações também se utilizam de indicadores focados em ativos intangíveis como você mesmo mostrou através do mapa estrtégico, são eles : desempenho de mercado junto a clientes, desempenhos dos processos internos e pessoas, inovação e tecnologia.

    Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_Scorecard

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o exemplo de Mapa Estratégico.

    ResponderExcluir