terça-feira, 30 de junho de 2009

Virtualização é MASSA!

Na Pyxis Tecnologia trabalhamos com virtualização há pelo menos 5 anos e foi a solução para os nossos problemas de contingência e indisponibilidade de servidores. Trabalhamos com cerca de 10 servidores, sendo 8 virtualizados. Os sistemas operacionais são os mais variados possíveis, desde o linux, passando pelo Windows Server 2003 até o Windows Server 2008.

Relato encontrado na WEB:
Fonte: http://damasio.wordpress.com/2008/04/24/funcionamento-vantagens-e-desvantagens/

Que a virtualização pode permitir que você execute softwares incompatíveis com seu sistema operacional, você já viram; que ela também permite que sistemas operacionais distintos operem sobre um mesmo conjunto de hardware, isoladamente, vocês também já viram.

Mas como isso é possível? Então eu posso criar inifinitas máquinas virtuais sobre uma única máquina física sem ter perda de performance? Nada disso! Vamos por partes..

Para que seja possível esse acesso indireto ao hardware por um ambiente virtual é preciso que se tenha instalado um software gerenciador de máquinas virtuais, como o Xen, o VMware, entre outros.

É sobre esse tipo de software que o sistema operacional da máquina virtual é instalado. Portanto, é ele quem funciona como um middleware e faz todo esse intermédio entre o ambiente virtual e o hardware..

Entretanto, devemos nos atentar às limitações de hardware da virtualização, pois o processamento, a capacidade de armazenamento da memória virtual e o espaço em disco da máquina são compartilhados pelos ambientes virtuais, e sendo assim, o hardware pode se tornar o gargalo da virtualização.

Não podemos simplesmente criar quantas máquinas virtuais quisermos e não termos perda de performance significativo. Devemos dosar o compartilhamento com cautela..

Faladas algumas das limitações da virtualização, vejamos agora algumas das muitas vantagens que essa solução nos proporciona. Dentre as tantas, podemos citar:

- Segurança: as VM’s (virtual machines) são isoladas e independentes umas das outras

- Redução de custos: necessita-se de menos hardware (menos dispositivos físicos, como computadores, switches etc.) para gerenciar uma rede

- Redução do consumo de energia: devido a redução na quantidade de dispositivos

- Melhor aproveitamento do espaço físico: com menos máquinas a necessidade de espaço diminui

- Melhor aproveitamento do hardware: com o compartilhamento de hardware entre as VM’s numa mesma máquina, reduz-se a ociosidade do mesmo

- Possibilidade de simular redes de computadores com menor demanda de hardware

- Possibilidade de utilizar de SO’s (sistemas operacionais) que não possuam compatibilidade com o hardware sobre o mesmo:caso o software gerenciador de máquinas virtuais seja compatível com esse hardware e possibilite a emulação do mesmo para um SO incompatível

- Facilidade ao migrar ambientes: evita reinstalação e reconfiguração dos sistemas a serem migrados

- Utilização de uma VM como ambiente de desenvolvimento:possibilita testes em SO’s distintos e, por prover um ambiente isolado, evita que falhas na configuração e/ou execução, ou até mesmo vírus, danifiquem o hardware da máquina

.
Dentre todas essas vantagens, podemos destacar segurança e redução de custo e espaço. Essas características são cada vez mais procuradas no mercado..

Portanto, vemos que o conceito de virtualização pode ser algo muito interessante de se aprender e implantar, até porque o mercado vem aderindo cada vez mais a essa solução, que tem muito o que evoluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário