terça-feira, 30 de junho de 2009

Redução de custos é o maior motivador para investimentos em TI

Fonte:(http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2009/04/30/reducao-de-custos-e-o-maior-motivador-para-investimentos-ti-diz-abes)
Por Rodrigo Afonso, repórter do COMPUTERWORLD
Publicada em 30 de abril de 2009 às 15h15
Atualizada em 04 de maio de 2009 às 15h30
São Paulo - Segundo estudo da IDC, 29% das empresas já fizeram cortes de custos em suas operações para aumentar eficiência.

Um estudo global realizado pela consultoria IDC sobre o fator determinante para a estratégia das organizações em 2009, indica que 39% das empresas investem em tecnologia com o objetivo de reduzir custos da organização.

>> Participe das discussões da CW Connect

Para 29% das empresas entrevistadas, a redução de custos já ocorreu e o principal motivador de suas estratégias foi o aperfeiçoamento da eficiência e a previsibilidade sobre o mercado. Outras 27% das companhias investem para crescer em suas operações e as demais 5% querem diminuir o tempo de resposta ao mercado.

O estudo aponta ainda que a indústria da tecnologia da informação passa por uma transformação que aumentará o foco das companhias em mercados emergentes, no fornecimento de soluções empacotadas, em projetos de curto prazo.

“A renegociação de contratos é outra característica da transformação, fato que dará muito trabalho para as empresas que vendem software. É necessário repensar a estratégia para esse cenário”, afirma José Curcelli, presidente da Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software), que encomendou a pesquisa.

Com orçamento reduzido em relação a 2008, algumas tendências apontadas para este ano ficarão ainda mais aceleradas, como virtualização, voz sobre IP, consolidação, ferramentas de gerenciamento, maior negociação com fornecedores, terceirização e aprimoramento da estratégia de outsourcing.

“O foco nas pequenas e médias empresas deve ser outra constante, já que elas serão as maiores consumidoras de tecnologia durante o período de retração econômica. O faturamento de TI nesse segmento depende, no entanto, do acesso a financiamento e das políticas para as companhias desse porte”, diz Curcelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário