quarta-feira, 1 de julho de 2009

Planejamento Estratégico: Por que, como, quando e quem deve fazer?

Por que fazer um planejamento estratégico?
O objetivo do planejamento estratégico é definir um posicionamento estratégico que crie e/ou fortaleça a vantagem competitiva da empresa e estabelecer ações estratégicas para tornar este posicionamento realidade.

O que é o Planejamento Estratégico?
O planejamento estratégico é o processo através do qual a organização se mobiliza para formular as suas estratégias, orientadas para o mercado, estabelecer e desdobrar metas e elaborar planos de ação para atingi-las, considerando os ambientes interno, externo, atual e futuro.

Existe a época mais adequada para a elaboração do PE?
Não existe uma época, porém a ocorrência de alguns fatos ou até mesmo a possibilidade de ocorrência deles tais como: acirramento da concorrência, mudança no comportamento do mercado, pressão de fornecedores, chegada de novos entrantes, possibilidade de produtos substitutos, perda de margem ou de participação de mercado, exigem que a empresa repense seu futuro. Entretanto, empresas que adotam o planejamento estratégico periodicamente acabam praticando a gestão estratégica. Isto é, implementam metodologias de desdobramento dos objetivos e metas estratégicas como, exemplo destas metodologias podemos citar o Balanced Scorecard (BSC) e Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD), adotam uma sistemática contínua de avaliação dos resultados e adoção de medidas corretivas. A utilização de softwares, conforme o “Stratec Gestão Estratégica”, que inclusive é utilizado pela Fundação Unimed, facilita muito a implementação desta sistemática garantindo assim, o alcance das metas estabelecidas.

Há instituições em que o planejamento seja mais fácil ou mais difícil?
A facilidade ou a dificuldade de realizar o planejamento estratégico de uma organização muitas vezes está ligada à dinâmica do setor no qual ela atua. Alguns setores são de tecnologia intensiva outros, nem tanto, alguns a concorrência é muito acirrada outros menos, alguns dependem de conhecimentos específicos outros não. Enfim, o setor de atuação da empresa e os cenários nos quais este setor está inserido podem definir o grau de dificuldade para se definir um posicionamento estratégico que diferencie a empresa.

Quais são as vantagens para quem adota o PE?
As empresas que adotam a gestão estratégica estão continuamente reavaliando suas estratégias para criar valor para a organização e desenvolvendo nas pessoas que ocupam função gerencial o pensamento estratégico. O pensamento estratégico é o processo de pensamento que se dá na mente das pessoas-chave da organização que as ajuda a determinar a aparência da organização em determinado momento futuro. Este processo, que contribui sobremaneira para elevar o nível da função gerencial, pode por si só constituir uma vantagem competitiva importante para uma organização.

O PE pode ser revisado? Com qual freqüência?
O posicionamento estratégico geralmente é construído num período de tempo maior 2 a 3 anos ou até mais. Porém, conforme dito anteriormente a prática do planejamento estratégico deve evoluir para a gestão estratégica e, sendo assim, a avaliação das metas e ações estratégicas deve se dar pelo menos uma vez a cada trimestre.

Quem deve fazer um PE?
Qualquer organização para construir seu sucesso futuro deve fazer uso da metodologia de planejamento estratégico, não importa se é uma organização pública, privada, ou do terceiro setor ou pequena, média ou grande. Esta prática deve ser utilizada porque o futuro é construído. Abrir mão do planejamento estratégico é o mesmo terceirizar o seu futuro. Sua organização será parte do planejamento de alguém. Abrir mão do planejamento estratégico é o mesmo que optarmos para sermos vítimas das circunstâncias.

Fonte: http://www.effetiva.com.br/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=59:planejamento-estrategico-por-que-como-quando-e-quem-deve-fazer&catid=3:artigos-diversos

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