terça-feira, 30 de junho de 2009

SAP inaugura 'prédio ecológico' no Rio Grande do Sul

A SAP inaugurou nesta terça-feira (23/6) a nova unidade da SAP Labs no Brasil. Localizada no campus da Unisinos, em São Leopoldo (RS), a unidade está no que a companhia chama de seu primeiro "prédio verde" em um País em desenvolvimento e consumiu investimentos de 14,8 milhões de euros na construção.

O SAP Labs Brasil vai atender as Américas com serviços de localização de soluções, suporte de produtos para a América do Norte, treinamento e suporte a parceiros da América Latina e desenvolvimento de soluções específicas para clientes da região. Para isso, conta hoje com 200 profissionais, e o novo prédio tem capacidade para acomodar mais 175.

A unidade brasileira é a oitava da SAP no mundo - e a menor. "Os investimentos que fizemos aqui mostram que acreditamos no crescimento do mercado brasileiro", diz o COO (Chief Operating Officer) da SAP, Ernie Gunst.

O executivo completa explicando que o investimento feito no Brasil é reflexo de duas constatações: os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) devem voltar a crescer antes do resto do mundo e, destes, o Brasil e a Rússia estão se tornando mais visíveis para o resto do mundo.

De acordo com Gunst, o SAP Labs Brasil deve funcionar como um centro agregador de desenvolvimento. Ele citou como exemplo o aplicativo "Payroll", que tinha as áreas de desenvolvimento e suporte divididas entre Brasil, Estados Unidos e Índia. "Hoje tudo está centralizado aqui em São Leopoldo, o que facilita a interação e a colaboração entre os profissionais envolvidos", informa.

Prédio verde

O novo prédio do SAP Labs entrou em operação na semana passada e já está em avaliação para a obtenção da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) na categoria novas construções. Para isso, o prédio será avaliado por uma auditoria independente pelos próximos três meses em itens como reutilização de água, consumo inteligente de energia, etc.

Para obter a certificação, o projeto do novo prédio utilizou mais de 40% de materiais recicláveis, madeira 100% certificada (não oriunda de florestas virgens), além de mobiliário e carpetes fabricados com nenhuma ou baixíssimas taxas de emissão de carbono. De acordo com Erwin Rezelman, presidente do SAP Labs Brasil, um dos grandes desafios do projeto foi encontrar fornecedores. Grande parte dos materiais que usamos aqui foram importados, porque quase não há empresas brasileiras certificadas", diz.

Razelman explica que o prédio traz uma série de inovações:

- 100% da água será reciclada e reutilizada nos banheiros e em serviços de jardinagem, o que representa uma economia de 70% de energia e 60% de economia em água;

- a iluminação do prédio é controlada por um sistema automatizado que mede a quantidade de iluminação necessária de acordo com a luminosidade externa recebida;

- o estacionamento será preferencial para carros movidos a álcool. A SAP também criou linhas de ônibus para os funcionários, o que retirou 60 carros de circulação.

- sensores de temperatura balanceiam áreas mais quentes e mais frias do prédio, reduzindo o uso de ar condicionado onde for desnecessário;

- todo o plástico foi eliminado. Cada funcionário recebeu canecas e copos de vidro, em substituição aos copos de plástico.

Segundo Razelman, além da sustentabilidade, o projeto tem o objetivo de criar um local que estimule o trabalho e a inovação. "Também priorizamos aqui o bem-estar e a motivação dos profissionais", acrescenta.

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2009/06/23/sap-inaugura-predio-verde-no-rio-grande-do-sul/

Nenhum comentário:

Postar um comentário