terça-feira, 30 de junho de 2009

Prefeitura de SP instala chip de RFID em carros

Fonte: (http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2005/09/28/idgnoticia.2006-03-12.6516655364)
Por Daniela Braun - IDG Now!
Publicada em 28 de setembro de 2005 às 12h58
Etiqueta com chip instalada em 500 veículos da capital medirá velocidade do trânsito entre Av. Rebouças, Nove de Julho, Paulista e marginal Pinheiros.

Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) da Prefeitura Municipal de São Paulo começa a testar um sistema de identificação de veículos pela tecnologia RFID (Radio Frequency Identification), que fornecerá informações mais precisas sobre o trânsito na cidade.

Os testes serão realizados durante seis meses no quadrilátero nas avenidas Rebouças, Nove de Julho, Paulista e marginal Pinheiros envolvendo 500 veículos - ônibus e carros de voluntários da prefeitura, informa Helder Lima, coordenador de comunicação da SMT.

No quadrilátero, antenas de captação de dados em RFID poderão identificar e localizar cada veículo por meio de uma etiqueta inteligente - do tamanho de um cartão magnético - colada no vidro dianteiro do carro.

Por meio do microchip presente na etiqueta, as informações coletadas pelas antenas serão enviadas a uma central de operação que será localizado na CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

A tecnologia permitirá que a CET detecte a velocidade média dos veículos no quadrilátero onde os congestionamentos são constantes. Outra possibilidade é ajudar a localizar o ônibus durante o trajeto do coletivo.

A localização do sistema ainda deve ser definida. Segundo Lima, a central pode ser instalada nas dependências da CET na Rua Bela Cintra, região central da cidade, ou na Rua Sumidouro com a marginal Pinheiros, na zona Oeste.

Os testes serão realizados gratuitamente pela empresa CCBR (Catel Construções do Brasil), que fornece tecnologia ao sistema Sem Parar de cobrança eletrônica de pedágio e ofereceu o projeto à prefeitura.

"O que pretendemos é fazer um laboratório e conhecer a tecnologia em questão para sabermos quais contribuições poderá dar à necessidade cada vez maior de monitoramento no trânsito e transporte", comenta Lima.

Mercado

O mercado global de RFID cresceu 35% em 2004, movimentando mais de 1,5 bilhão de dólares, segundo a empresa de pesquisas VDC (Venture Development Corporation). O VDC acredita que a tecnologia deva crescer a taxas médias anuais de 43% até 2007.

Para o mercado de varejo, a tecnologia representa a evolução do código de barras. Entre os grandes incentivadores desta migração está a rede norte-americana Wal-Mart e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Em Janeiro deste ano, o Wal-Mart solicitou a seus 100 maiores fornecedores a aplicação de etiquetas com chip RFID em todos os produtos distribuídos para sua rede de lojas, nos Estados Unidos.

História

O Radio Frequency Identification (RFID) é um método de coletar e armazenar dados usando dispositivos chamados etiquetas inteligentes ou transponders (chips transmissores de sinal)

As etiquetas de RFID, que podem ser afixadas em produtos, veículos, animais ou pessoas, contém microchips e antenas que se comunicam com antenas de captação de dados via radiofreqüência.

Sistemas de transmissão de dados similares ao RFID tem sido trabalhados desde a década de 20. Em 1939, na Segunda Guerra Mundial, os ingleses criaram um sistema parecido, o IFF (Identification, Friend or Foe) para identificar aeronaves aliadas ou inimidas. Efetivamente, o RFID mesmo começou a tomar forma no final dos anos 60.

Copyright 2008 Now!Digital Business Ltda. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário