terça-feira, 30 de junho de 2009

Planejar TI com os negócios

Com a rápida e dinâmica evolução do mundo dos negócios, é mais complexo hoje prever, e até mesmo planejar, os rumos a serem seguidos pela companhia em um futuro próximo. Por conta disso, embora muitos não se dêem conta, tornou-se fundamental a realização do alinhamento do planejamento estratégico empresarial com o planejamento estratégico da Tecnologia da Informação.

O motivo é simples: não há uma área mais adequada do que a de TI para informar à empresa as melhores ferramentas que poderão ser utilizadas para tornar a elaboração de planos e programas abrangentes uma realidade. Especialistas de tecnologia sempre estiveram em busca de inovadoras soluções que auxiliem o novo cenário empresarial - agora então, com a crise financeira mundial, essa integração passou a ser prática crucial.

O fato é que o alinhamento dos planejamentos ajuda as empresas a se destacarem e permanecerem no mercado com mais solidez. O planejamento estratégico empresarial está ligado a diversas variáveis, que vão desde o objetivo final da companhia até a participação de cada departamento na evolução dos negócios.

Com a união dos planejamentos (empresarial e TI), o objetivo de encontrar a melhor maneira para uma empresa pensar na organização como um todo passa a ter claras chances de ser atingido, podendo até ultrapassar as expectativas de conselhos e acionistas da companhia.

Porém, para isso, é necessário que se organize "um conjunto de estratégias ligadas entre si a fim de unificar o resultado esperado a uma gestão unificada total dos planos, metas, coeficientes de qualidade, desde o início da produção ate o produto ou serviço nas mãos do cliente". (BEAL, 2004).

A Tecnologia da Informação oferece inúmeros recursos para auxiliar nos processos das empresas, para que alcance competitividade e, com isso, o aumento de lucros. A atuação da área de TI na organização também serve como um instrumento que pode elevar o crescimento, alavancando o sucesso da organização. Vale frisar que o planejamento de TI não envolve compras de equipamento, softwares, dentre outros.

Ele é a junção da análise dos objetivos do negócio da empresa, comparando com os métodos produtivos que serão utilizados no trabalho. Ou seja, em qualquer projeto a ser aplicado, tem de estar muito bem alinhado o planejamento estratégico e o de tecnologia da informação. Isso também vale para empresas de outsourcing de BPO (Business Process Outsourcing), que, mesmo não terceirizando, de fato, processos na área de TI, têm de se alinhar com esses dois planejamentos - tanto internamente quanto na solicitante dos serviços.

A crescente inovação traz um cenário onde os processos produtivos deixam de ser os melhores e que as estratégias adotadas anteriormente já não são as mais indicadas. Por tudo isso, torna-se de extrema importância a união do planejamento estratégico empresarial com o planejamento estratégico da Tecnologia da Informação.

Por Waldemar Mendes da Costa Junior

HSM Online
02/02/2009

Fonte: http://br.hsmglobal.com/notas/52023-planejar-ti-com-os-negocios

Nenhum comentário:

Postar um comentário